Projecto Educativo
INTRODUÇÃO
O Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) procura concentrar o seu projecto educativo nos meios pedagógicos mais eficientes com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento educacional dos seus alunos e fomentar nos mesmos:
- a aptidão de raciocinar bem e eticamente;
- a capacidade de pensar criticamente e de resolver problemas com eficiência;
- a flexibilidade de ajustamento a uma realidade em mudança constante;
- a coragem para enfrentar situações desconhecidas e intimidantes;
- a sensibilidade para compreender a fragilidade do nosso contexto ambiental;
- a competência para gerir a proliferação e inerente complexidade dos meios de comunicação;
- a solidariedade e a fé na humanidade tão indispensáveis à vida num mundo pequeno e pluralista.
Um projecto desta natureza implica, necessariamente, que se pense com seriedade sobre EDUCAÇÃO, para dar resposta às seguintes questões:
- o que entendemos por princípios básicos da educação?
- o que queremos e podemos transmitir aos alunos que frequentam este Colégio?
- o que queremos e podemos transmitir às famílias dos nossos alunos?
Efectivamente, o melhor!
PRINCÍPIOS
PRINCÍPIOS BÁSICOS
É, pois, nossa convicção, enquanto educadores e responsáveis por este projecto educativo, orientar a nossa intervenção de acordo com os seguintes princípios básicos:
- Educar é guiar na construção de uma personalidade humana forte, capaz de enfrentar inúmeros desafios da sociedade contemporânea. Estamos conscientes de que tal não é possível se o Colégio se limitar aos aspectos meramente instrutivos, pois, formar integralmente passa por transmitir valores que permitam à pessoa humana avaliar criticamente as suas acções e as dos outros, na vida quotidiana;
- Os Pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos e podem desempenhar, como o comprovam inúmeras pesquisas realizadas em todo o mundo, um papel muito importante no sucesso escolar dos filhos. Mas, nesta vocação tão valiosa, as Famílias estão cada vez menos apoiadas e a sua missão não é, hoje em dia, nada fácil. Reconhecendo a primazia das Famílias neste campo, o Colégio não pretende substituí-las, mas aspira a poder ajudá-las, partilhando, sinceramente as suas preocupações; o Colégio será um local privilegiado de educação em valores básicos e positivos, sem esquecer que a efectividade educativa depende do envolvimento responsável das Famílias e da sociedade;
- Conscientes dos desafios que se colocam às Famílias, por um lado, e fazendo questão de as considerar como parceiros educativos, por outro, é intenção do Colégio não descuidar a formação dos Pais, em matérias de reconhecida actualidade e pertinência, como sejam os princípios éticos, a necessidade de facultar aos filhos um bom ambiente familiar e de os respeitar como pessoas livres e dotadas de vontade, a necessidade de lhes incutir atitudes de defesa e intervenção contra alguns dos problemas da sociedade actual e também em temas de natureza cognitiva, nomeadamente a questão das inteligências múltiplas; o Colégio estará também disponível para facultar aos Pais as suas instalações para actividades da sua iniciativa que se integrem no projecto educativo do mesmo.
- Este Colégio veio preencher uma lacuna educacional na área geográfica que abrange, apresentando-se como uma Escola Internacional que tem o português e o inglês como línguas veiculares, o sistema educacional britânico como modelo base e cobrindo todos os escalões etários desde o nível pré-escolar (3-4 anos de idade) até ao ingresso no ensino superior.
Em resumo, conscientes de que, desde o início da escolaridade, as crianças passam a maior parte do dia nos estabelecimentos de ensino e encarando, como já anteriormente registámos, as Famílias como parceiros educativos, o Colégio não pode, nem quer, deixar de trabalhar em estreita cooperação com os Pais e compromete-se a assumir responsabilidades ao nível das seguintes funções básicas em matéria de educação:
- PESSOAL: oferecendo uma educação personalizada e completa que desenvolva na criança competências como a disciplina, a perseverança, a autoconfiança, o espírito de verdade, o espírito de fortaleza, o espírito de serviço, a capacidade de decidir livremente, com rectidão, justiça e sentido de responsabilidade;
- SOCIAL: incentivando o respeito pela diferença, a compreensão pela diversidade cultural e a solidariedade para com os mais desfavorecidos social e economicamente; investindo nos valores, na tolerância, no respeito pelo outro, na disponibilidade para estar ao serviço da sociedade. Por outro lado, são desincentivadas todas as atitudes de rejeição e segregação em relação à comunidade;
- CÍVICA: privilegiando estratégias que formem os alunos para o exercício da cidadania, conscientes de que a sociedade actual exige, cada vez mais, a capacidade de conviver com diferentes formas de estar na vida, sem abrir brechas no projecto de vida individual: a unidade para além das divisões;
- PROFISSIONAL: a crescente globalização cultural a que se assiste actualmente, a internacionalização de Portugal, nomeadamente na sequência da adesão de Portugal à União Europeia, e uma, cada vez maior, necessidade de mobilidade geográfica para quem prossegue uma carreira profissional, e naturalmente para a sua Família, criaram novas necessidades educacionais, quer para as crianças que já viviam nesta região, quer para as que agora aqui chegam vindas de outros países;
- CULTURAL: respeitando o conteúdo espiritual e cultural da educação que as Famílias escolheram para os seus filhos;
- DE SUPLÊNCIA DA FAMÍLIA: propondo aos Pais um programa de ocupação de tempos livres com actividades extra-curriculares que, complementando o currículo formal, promovam um desenvolvimento equilibrado das crianças.
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
O programa educacional do Colégio Luso Internacional de Braga baseia-se em oito princípios pedagógicos fundamentais:
- EXCELÊNCIA ACADÉMICA: a obtenção dos mais elevados padrões académicos, através de um currículo completo e integrado que premeie, tanto o desempenho individual, como as realizações em equipa;
- APRENDER A APRENDER: o nível de conhecimentos desenvolve-se, hoje em dia, a tal ritmo que se torna praticamente inviável qualquer visão enciclopédica da educação. Ao valorizar o “como aprender”, o nosso objectivo é preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagem e constante desenvolvimento das suas capacidades;
- APRENDIZAGEM EM EQUIPA: o programa de estudos do Colégio baseia-se na premissa de que os alunos podem e devem aprender uns com os outros, assumindo eles próprios a maior parte da responsabilidade pela sua própria educação;
- DIVERSIDADE E EDUCAÇÂO TRANSCULTURAL: o conceito de pessoa como um ser único e as transformações resultantes dos processos globalizantes implicam a estruturação de um processo de aprendizagem que privilegie a afirmação da singularidade cultural de cada aluno e o estudo das diversas formas por que se exprime a vida humana;
- DESENVOLVIMENTO ÉTICO E MORAL: o desenvolvimento integral dos alunos exige uma educação ética e moral sólida e dinâmica. A absorção de códigos estandardizados de comportamento não é suficiente; é necessário que cada aluno aprenda a razoar e a decidir ética e moralmente;
- INTERESSES E NECESSIDADES INDIVIDUAIS: as metodologias têm em consideração a individualidade do aluno. A realização prática deste conceito assenta na interacção aluno-educadores;
- TOMADA DE DECISÕES PARTICIPADA: a gestão do Colégio baseia-se num modelo democrático de tomada de decisões. O Colégio reconhece o papel fundamental dos pais, professores e alunos, no desenvolvimento do processo educativo;
- AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: as expressões artísticas são essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma nova compreensão das artes, em geral, e das artes visuais, em particular, através da criação artística, da estética, da história da arte e da crítica. Por outro lado, considera-se que o hábito de conviver com a obra de arte é facilitador do desenvolvimento de atitudes analíticas e potenciador do pensamento divergente. Assim, as artes deverão ser praticadas como disciplinas e como parte integrante do plano de estudos.