Projecto Educativo

INTRODUÇÃO

O Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) procura concentrar o seu projecto educativo nos meios pedagógicos mais eficientes com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento educacional dos seus alunos e fomentar nos mesmos:

  • a aptidão de raciocinar bem e eticamente;
  • a capacidade de pensar criticamente e de resolver problemas com eficiência;
  • a flexibilidade de ajustamento a uma realidade em mudança constante;
  • a coragem para enfrentar situações desconhecidas e intimidantes;
  • a sensibilidade para compreender a fragilidade do nosso contexto ambiental;
  • a competência para gerir a proliferação e inerente complexidade dos meios de comunicação;
  • a solidariedade e a fé na humanidade tão indispensáveis à vida num mundo pequeno e pluralista.

Um projecto desta natureza implica, necessariamente, que se pense com seriedade sobre EDUCAÇÃO, para dar resposta às seguintes questões:

  • o que entendemos por princípios básicos da educação?
  • o que queremos e podemos transmitir aos alunos que frequentam este Colégio?
  • o que queremos e podemos transmitir às famílias dos nossos alunos?

Efectivamente, o melhor!

PRINCÍPIOS

PRINCÍPIOS BÁSICOS

É, pois, nossa convicção, enquanto educadores e responsáveis por este projecto educativo, orientar a nossa intervenção de acordo com os seguintes princípios básicos:

  1. Educar é guiar na construção de uma personalidade humana forte, capaz de enfrentar inúmeros desafios da sociedade contemporânea. Estamos conscientes de que tal não é possível se o Colégio se limitar aos aspectos meramente instrutivos, pois, formar integralmente passa por transmitir valores que permitam à pessoa humana avaliar criticamente as suas acções e as dos outros, na vida quotidiana;
  2. Os Pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos e podem desempenhar, como o comprovam inúmeras pesquisas realizadas em todo o mundo, um papel muito importante no sucesso escolar dos filhos. Mas, nesta vocação tão valiosa, as Famílias estão cada vez menos apoiadas e a sua missão não é, hoje em dia, nada fácil. Reconhecendo a primazia das Famílias neste campo, o Colégio não pretende substituí-las, mas aspira a poder ajudá-las, partilhando, sinceramente as suas preocupações; o Colégio será um local privilegiado de educação em valores básicos e positivos, sem esquecer que a efectividade educativa depende do envolvimento responsável das Famílias e da sociedade;
  3. Conscientes dos desafios que se colocam às Famílias, por um lado, e fazendo questão de as considerar como parceiros educativos, por outro, é intenção do Colégio não descuidar a formação dos Pais, em matérias de reconhecida actualidade e pertinência, como sejam os princípios éticos, a necessidade de facultar aos filhos um bom ambiente familiar e de os respeitar como pessoas livres e dotadas de vontade, a necessidade de lhes incutir atitudes de defesa e intervenção contra alguns dos problemas da sociedade actual e também em temas de natureza cognitiva, nomeadamente a questão das inteligências múltiplas; o Colégio estará também disponível para facultar aos Pais as suas instalações para actividades da sua iniciativa que se integrem no projecto educativo do mesmo.
  4. Este Colégio veio preencher uma lacuna educacional na área geográfica que abrange, apresentando-se como uma Escola Internacional que tem o português e o inglês como línguas veiculares, o sistema educacional britânico como modelo base e cobrindo todos os escalões etários desde o nível pré-escolar (3-4 anos de idade) até ao ingresso no ensino superior.

Em resumo, conscientes de que, desde o início da escolaridade, as crianças passam a maior parte do dia nos estabelecimentos de ensino e encarando, como já anteriormente registámos, as Famílias como parceiros educativos, o Colégio não pode, nem quer, deixar de trabalhar em estreita cooperação com os Pais e compromete-se a assumir responsabilidades ao nível das seguintes funções básicas em matéria de educação:

  1. PESSOAL: oferecendo uma educação personalizada e completa que desenvolva na criança competências como a disciplina, a perseverança, a autoconfiança, o espírito de verdade, o espírito de fortaleza, o espírito de serviço, a capacidade de decidir livremente, com rectidão, justiça e sentido de responsabilidade;
  2. SOCIAL: incentivando o respeito pela diferença, a compreensão pela diversidade cultural e a solidariedade para com os mais desfavorecidos social e economicamente; investindo nos valores, na tolerância, no respeito pelo outro, na disponibilidade para estar ao serviço da sociedade. Por outro lado, são desincentivadas todas as atitudes de rejeição e segregação em relação à comunidade;
  3. CÍVICA: privilegiando estratégias que formem os alunos para o exercício da cidadania, conscientes de que a sociedade actual exige, cada vez mais, a capacidade de conviver com diferentes formas de estar na vida, sem abrir brechas no projecto de vida individual: a unidade para além das divisões;
  4. PROFISSIONAL: a crescente globalização cultural a que se assiste actualmente, a internacionalização de Portugal, nomeadamente na sequência da adesão de Portugal à União Europeia, e uma, cada vez maior, necessidade de mobilidade geográfica para quem prossegue uma carreira profissional, e naturalmente para a sua Família, criaram novas necessidades educacionais, quer para as crianças que já viviam nesta região, quer para as que agora aqui chegam vindas de outros países;
  5. CULTURAL: respeitando o conteúdo espiritual e cultural da educação que as Famílias escolheram para os seus filhos;
  6. DE SUPLÊNCIA DA FAMÍLIA: propondo aos Pais um programa de ocupação de tempos livres com actividades extra-curriculares que, complementando o currículo formal, promovam um desenvolvimento equilibrado das crianças.

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

O programa educacional do Colégio Luso Internacional de Braga baseia-se em oito princípios pedagógicos fundamentais:

  1. EXCELÊNCIA ACADÉMICA: a obtenção dos mais elevados padrões académicos, através de um currículo completo e integrado que premeie, tanto o desempenho individual, como as realizações em equipa;
  2. APRENDER A APRENDER: o nível de conhecimentos desenvolve-se, hoje em dia, a tal ritmo que se torna praticamente inviável qualquer visão enciclopédica da educação. Ao valorizar o “como aprender”, o nosso objectivo é preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagem e constante desenvolvimento das suas capacidades;
  3. APRENDIZAGEM EM EQUIPA: o programa de estudos do Colégio baseia-se na premissa de que os alunos podem e devem aprender uns com os outros, assumindo eles próprios a maior parte da responsabilidade pela sua própria educação;
  4. DIVERSIDADE E EDUCAÇÂO TRANSCULTURAL: o conceito de pessoa como um ser único e as transformações resultantes dos processos globalizantes implicam a estruturação de um processo de aprendizagem que privilegie a afirmação da singularidade cultural de cada aluno e o estudo das diversas formas por que se exprime a vida humana;
  5. DESENVOLVIMENTO ÉTICO E MORAL: o desenvolvimento integral dos alunos exige uma educação ética e moral sólida e dinâmica. A absorção de códigos estandardizados de comportamento não é suficiente; é necessário que cada aluno aprenda a razoar e a decidir ética e moralmente;
  6. INTERESSES E NECESSIDADES INDIVIDUAIS: as metodologias têm em consideração a individualidade do aluno. A realização prática deste conceito assenta na interacção aluno-educadores;
  7. TOMADA DE DECISÕES PARTICIPADA: a gestão do Colégio baseia-se num modelo democrático de tomada de decisões. O Colégio reconhece o papel fundamental dos pais, professores e alunos, no desenvolvimento do processo educativo;
  8. AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: as expressões artísticas são essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma nova compreensão das artes, em geral, e das artes visuais, em particular, através da criação artística, da estética, da história da arte e da crítica. Por outro lado, considera-se que o hábito de conviver com a obra de arte é facilitador do desenvolvimento de atitudes analíticas e potenciador do pensamento divergente. Assim, as artes deverão ser praticadas como disciplinas e como parte integrante do plano de estudos.

COLÉGIO INTERNACIONAL DE BRAGA

PÁGINAS & INFO

CONTACTOS

R. da Igreja Velha – Gualtar
4710 – 069 Braga, Portugal
(+351) 253 679 860
r.publicas@clib.pt
secretaria@clib.pt

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem alguma dúvida?

CONTACTE-NOS AGORA