Descrição do Colégio

The Braga International School (Colégio Luso-Internacional de Braga), privado/particular, é um colégio misto e não-denominacional criado para crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade.

Este colégio foi concebido para oferecer a todos os alunos um programa de estudos de cariz transnacional, moderno, academicamente exigente, aberto ao desenvolvimento de competências nas novas tecnologias e centrado no aluno como pessoa. Por isso, o colégio compromete-se a desenvolver as capacidades pessoais e sociais dos alunos através do estudo e da investigação; a alargar os horizontes do conhecimento dos seus alunos pela questionação intelectual e física do mundo; a nutrir e a promover o génio criativo das crianças e dos jovens.

Mais informações sobre o nosso colégio

LÍNGUA E CULTURA

Neste contexto de colégio que prepara alunos multilingues e multiculturais, justifica-se logo à partida a escolha do Inglês como principal língua veicular, sendo, por isso, utilizada na maioria das aulas. Não faria qualquer sentido que os nossos alunos, maioritariamente portugueses, não adquirissem proficiência na língua portuguesa e não se familiarizassem com a história, a cultura e a geografia de Portugal. A experiência tem demonstrado que os nossos alunos adquirem um nível de proficiência na língua portuguesa equivalente ao que adquiririam num sistema monolingue de educação. Investigação feita sobre esta matéria também sugere que quanto mais cedo uma criança for exposta a outras línguas, não só as aprenderá com mais facilidade, como também enriquecerá a sua própria.

PROGRAMA CURRICULAR

O colégio integra-se no projecto de rede iniciado no Colégio Luso-Internacional do Porto e continuado no Colégio Luso-Internacional do Centro (Marinha Grande) e, devido a esta ligação, em redes de escolas internacionais como o ECIS (European Council of International Schools).

O programa curricular do CLIB é concebido para permitir equivalência, a todos os níveis, com o sistema educacional português e com outros colégios internacionais, e proporcionar acesso a universidades, tanto portuguesas como estrangeiras.

Um dos principais objectivos desta escola é promover o desenvolvimento cognitivo e dotar os alunos das ferramentas necessárias a raciocínios ao mais alto nível, capacidade indispensável para acompanhar a elevada complexidade da sociedade pós-moderna. Acreditamos que é essencial que os nossos alunos e professores estejam treinados para viver neste mundo novo, de forma criativa, produtiva, sendo bem sucedidos.

Embora sejamos uma única escola, a nossa estrutura organizativa subdivide-se em três departamentos:

 

  • INFANT DEPARTMENT (Infantário)
    Para os alunos com 3 e 4 anos de idade (Pre Prep e Prep), o Infant Department é o fundamento da educação da criança. As orientações curriculares para o pré-escolar do sistema de ensino português, coordenadas com o sistema educativo britânico, oferecem um modelo para este departamento com a qualidade e a flexibilidade necessárias ao desenvolvimento do potencial maior de uma criança que, na maior parte dos casos, se vê integrada em contexto escolar pela primeira vez.

 

  • LOWER SCHOOL (pré-escolar e 1º ciclo)
    (Reception – Form 4) Este é o momento da vida escolar da criança no qual se promove e desenvolve o potencial de cada uma, de modo a que a sua experiência escolar a alicerce ainda mais na realidade e lhe permita começar a perceber o sentido da vida.

 

  • UPPER SCHOOL (2º, 3º ciclos e secundário)
    (Form 5 – Form 8) A Upper School está organizada de modo a proporcionar aos alunos o máximo de oportunidade para desenvolverem competências de estudo e de trabalho, sobretudo as que estão mais directamente ligadas às metodologias de investigação. Em Form 5 é introduzido o Espanhol, com terceira língua e com carácter obrigatório. O objectivo fundamental é que os alunos, ao completarem Form 8, sejam aprendedores autónomos, proficientes e motivados.(Form 9 – Form 12) Form 9 e Form 10 seguem os programas curriculares do IGCSE (International General Cerficate of Secondary Education. No final do 10º ano, e em alguns casos no final do 9º ano, os alunos são examinados pela Universidade de Cambridge, através do seu departamento de exames CIE – Cambridge International Examinations. Nas Form 11 e 12, os alunos preparam-se para os exames de AICE – Advanced International Certificate of Education, também da mesma Universidade.

ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Todo o programa académico está baseado na educação do aluno como ser completo e, muito embora seja colocada a ênfase na procura da excelência académica, a prossecução de actividades culturais e físicas, essenciais ao desenvolvimento total do aluno, não é negligenciada. O Colégio organiza programas para alunos que queiram participar em actividades extra-curriculares depois do horário académico normal – os CLIBclubs.

Os alunos participam, assim, numa série de actividades que complementam e realçam as experiências vividas nas aulas. Estas actividades centralizam-se no desenvolvimento das várias formas de criatividade e das artes, de corpo e movimento, de comunicação e de expressividade. Especificamente, os alunos participam em exercícios organizados à volta de diversas disciplinas, tais como a música, artes plásticas, artes dramáticas e desportos.

COLÉGIO INTERNACIONAL DE BRAGA

PÁGINAS & INFO

CONTACTOS

R. da Igreja Velha – Gualtar
4710 – 069 Braga, Portugal
(+351) 253 679 860
r.publicas@clib.pt
secretaria@clib.pt

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem alguma dúvida?

CONTACTE-NOS AGORA